A Usina Hidrelétrica de Piraju, operada pela CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, entrou em estado de atenção no último sábado (18), devido ao aumento do volume de água decorrente das fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias. O comunicado foi emitido pela empresa, que informou que a vazão afluente da usina superou os 448m³/s, estabelecendo o estado de atenção.
De acordo com a CBA, a elevação do volume de água do reservatório da usina teve como consequência o aumento da vazão defluente do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim, que regula a vazão defluente das demais usinas localizadas à jusante.
A empresa garante que a barragem da UHE Piraju está segura e não apresenta riscos estruturais, mas reforçou que serão realizadas inspeções presenciais com maior frequência e o monitoramento 24 horas por dia.
Os órgãos competentes já foram informados e a CBA ressaltou que o estado de atenção é previsto no Plano de Ação de Emergência diante da ocorrência de eventos externos, como as chuvas intensas que vêm ocorrendo na região.
A UHE Piraju é uma usina hidrelétrica que fica localizada no Rio Paranapanema, e tem capacidade instalada de 1.248 megawatts. A usina é responsável pela geração de energia elétrica e abastece diversas cidades na região.
Acompanhe as próximas notícias sobre a situação da UHE Piraju e fique por dentro das últimas atualizações.
Comentários
Postar um comentário