O Banco Central (BC) reabriu nesta terça-feira (28) a plataforma do Sistema de Valores a Receber (SVR) para consulta sobre "dinheiro esquecido" que os brasileiros possam ter. Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A consulta é simples e pode ser feita através do site https://valoresareceber.bcb.gov.br
Por enquanto, o sistema informará apenas se há ou não algum valor a receber. No entanto, as informações sobre a quantia e sobre os próximos passos serão liberadas em 7 de março, a partir das 10h. Segundo o BC, o Sistema de Valores a Receber (SVR) trará "novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida".
O montante disponível é referente a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente, parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas, contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, entre outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
A primeira etapa do Sistema Valores a Receber foi encerrada em maio de 2022, após o Banco Central dizer que faria melhorias na ferramenta. O objetivo é evitar que o dinheiro fique parado nas instituições financeiras e facilitar a vida dos brasileiros.
Para verificar se há algum valor esquecido, basta acessar o link e inserir seu CPF ou CNPJ. Em caso positivo, a ferramenta não aponta imediatamente qual a quantia, cabendo a uma próxima etapa onde a pessoa se informa sobre o montante e, posteriormente, solicita a transferência para uma conta ativa.
Esse link e confiavel
ResponderExcluirClaro que é! É o site criado pelo Banco Central para ver se há dinheiro esquecido em contas antigas, como diz na matéria
Excluir