Recentemente, em nosso município, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletaram informações da população para o Censo Demográfico. O censo tem como objetivo, entre outras coisas, saber a população exata do Brasil, incluindo a população dos Estados e Municípios. O estudo é de grande importância econômica e social para o Brasil, pois indica as necessidades para a destinação de recursos públicos nas regiões.
O censo está em fase de finalização e representantes do órgão estiveram hoje na Câmara Municipal para explicar a situação do município. Infelizmente, segundo os representantes do IBGE, a contagem da população de Taguaí foi menor do que a estimativa feita anualmente pelo órgão. Segundo a estimativa, Taguaí possui 14,4 mil habitantes, mas os dados prévios do censo mostram que a população do município é de 12,6 mil habitantes. Segundo eles, em Taguaí, houve pessoas que se recusaram a responder os questionamentos dos recenseadores, além disso, houve pessoas que disseram que, apesar de ficarem a semana toda em Taguaí, residem em outras localidades. Infelizmente, essas atitudes de alguns moradores vão impactar diretamente nos cofres públicos municipais.
A Prefeitura recebe o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é um repasse do governo federal a todos os municípios do Brasil. O valor do repasse é conforme a população do município, então, com a diminuição da população de Taguaí, estima-se que o município deixará de arrecadar R$300.000,00 (trezentos mil reais) por mês a menos, ou seja, R$3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) a menos por ano. A prefeitura solicitou ao IBGE a recontagem da população. Quem não teve um recenseador passando em sua residência, pode ligar para o número 137 e agendar a visita de um recenseador.
Em casa na área rural lageado veio também .poblema e os eleitores de fora os aventureiros do município
ResponderExcluirTem que cobrar a todos de fora q trabalhão em taguai regularização do título ao município pois ganhão em taguai Gastão en sua cidade e usa de nós benefícios e da nossa saúde isto acaba sobrecarregada o sistema dos morados em geral tudo
ResponderExcluirPara passar em posto de saúde, matricular filho em escola e creche deveria ser obrigatório a apresentação do título e ser obrigatório votar na cidade.
ResponderExcluir